X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

(77) 99823-5791

(77) 3441-6140

contato@radionovavidafm.com.br

Ouça a Rádio
TLM Personalização
Selma Ribeiro Assessoria em Mídias
Anuncie conosco
Anuncie Conosco

Em terra de Santa Cruz, vicentinos em missão

Postado por Jailton Neri dia em Notícias

Em terra de Santa Cruz, vicentinos em missãoFoto: Pascom/Brumado
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Nos dias 17 e 18 de novembro, aconteceu em Porto Seguro, a 9ª Jornada Vicentina, da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), com o tema “Em terra de Santa Cruz, vicentinos em missão!”

O evento que é realizado pelo Conselho Metropolitano da Bahia e Sergipe neste ano foi sediado pelo Conselho Central de Itabuna, e ainda contou com a participação dos conselhos centrais que estavam representados pelos confrades e consócias de várias cidades da Bahia e Sergipe.

O encontro aconteceu no Hotel Capitania, onde os vicentinos foram recepcionados com muita alegria. A abertura da jornada, se deu às 8:30h da manhã. O padre André deu as bênçãos de boas-vindas aos participantes, com canto e louvor.

De forma dinamizada aconteceu o momento de reflexão para exposição da missão vicentina, onde os representantes dos conselhos centrais foram entrevistados para falar sobre o que é ser vicentino, como se dá a organização dos conselhos. José Domingos, vice presidente do Conselho Metropolitano e coordenador de ECAFO do Conselho Central Sudoeste disse “nós vicentinos somos uma grande família, mas moramos em casas separadas, somos mais de 150 mil membros e nos reunimos em conferências que são as unidades coordenadas pelos conselhos que de certa forma serve para aconselhar, animar e coordenar as atividades da sociedade”.

Dando continuidade, houve a reflexão “Olhar para si”, com a consócia Ada Ferreira, ex-presidente do Conselho Nacional do Brasil, que abordou sobre a importância de nos conhecer primeiro para depois conhecer e ir ao encontro do outro.

À tarde, foram divididos em grupos para formação vicentina, direcionado a cada público diferente, que foram crianças e adolescentes, jovens, diretores: presidentes dos conselhos e das conferências, secretários e tesoureiros, missionários: novatos e coordenadores da ECAFO- Em seguida, mais uma reflexão foi direcionada aos vicentinos, com o tema “Olhar para o outro”, feita pelo confrade Devid, missionário do CNB, de Divinópolis – MG, que mostrou como o cristão vicentino é chamado a seguir Jesus Cristo e a olhar o outro como seu próximo.

Posteriormente, houve oração e benção do Santíssimo com a participação do padre José de Arimatéia, que tão bem conduziu o momento de louvor e adoração junto aos fiéis que deixaram a palavra do Senhor ressoar em seus corações. A noite cultural aconteceu com a participação da cantora Cláudia, vicentina de Itabuna, que abrilhantou o evento com sua magnífica voz, em cima de um minitrio elétrico.

No domingo aconteceu a apresentação dos conselhos centrais, que trouxeram temas interessantes como: a paz, a amizade, a preservação da água e a partir daí, com oração e cantos, saíram em caminhada seguindo alguns passos da via-sacra e fizeram o levante da cruz que simboliza a missão vicentina. Logo depois, foi feita mais uma reflexão, com a consócia Margarete, da CNB, com o tema “O olhar para a missão”, convidando a todos a levar a sério o trabalho vicentino, fazendo diversos questionamentos sobre a verdadeira missão vicentina. Finalizando, houve os agradecimentos dos conselhos que sediaram o evento, anunciando a 10ª jornada na capital baiana, daqui a dois anos. Encerrou-se o evento com a Santa Missa celebrada por padre André e concelebrada pelos padres de Porto Seguro, e com muita alegria e fortalecidos na missão vicentina todos se despediram de mais uma jornada.

Texto: Osmarlene Moura/PASCOM Brumado

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: