X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

(77) 99823-5791

(77) 3441-6140

contato@radionovavidafm.com.br

Ouça a Rádio
TLM Personalização
Anuncie conosco
Anuncie Conosco

Comunidade São Vicente de Paulo, em Brumado-BA, celebra festa do seu padroeiro

Postado por Luciane Martins dia em Notícias

Comunidade São Vicente de Paulo, em Brumado-BA, celebra festa do seu padroeiro
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Entre os dias 23 a 26 de setembro do corrente ano, com o Tema: “Com São Vicente somos chamados a viver a Caridade e Ação Missionária”, a Comunidade São Vicente de Paulo e Vicentinos festejaram o Tríduo em louvor  a seu Padroeiro e Patrono São Vicente de Paulo com a seguinte programação: de 23 a 25 de setembro,  às 19h30, Tríduo preparatório para a grande festa, e dia 26 de setembro, às 6h da manhã, Alvorada Festiva; às 12h, Oração do Angelus e às 16h30, procissão com a imagem pelas ruas do bairro Baraúnas e em seguida Missa Solene.

De acordo com a história, São Vicente dedicou sua vida à caridade, sempre inspirado pelo amor a Deus e aos pobres. É considerado “O Apóstolo da Caridade”. Nasceu em 1581, em Pouy, sul da França, numa família de camponeses. Aos 19 anos foi ordenado sacerdote. Trabalhou pelos mais necessitados até o dia de sua morte, 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 1737 e declarado pela Igreja Católica “o patrono de todas as obras de caridade”. 

Neste ano, o festejo foi celebrado de forma diferente devido ao período em que ainda vivemos do novo coronavírus. Na assembleia, foi reduzido o número de participantes devido o distanciamento social, não houve as tradicionais barraquinhas com suas guloseimas e o leilão com suas prendas. Durante o tríduo, como dirigentes das noites, o Vicentino José Domingos, o Seminarista Victor Johnny Teixeira e Jorge Alberto da Comunidade CARP, celebraram com bastante alegria e espiritualidade, rendendo graças a Deus, por estarmos celebrando os festejos em momentos tão difíceis. Tivemos a participação no presbitério e assembleia do Movimento Vicentino e representantes de alguns grupos, movimentos, pastorais e comunidades. 

Durante o Tríduo, como reflexão, a  liturgia diária, estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, cânticos  e orações devocionais. No dia da grande festa, houve a participação da Lira Ceciliana Brumadense na procissão com o andor do padroeiro e fiéis devotos. A celebração eucarística foi presidida pelo Pároco Padre Sandro Alves Teixeira Lima, que em sua homilia destacou: “Celebrando esta festa de São Vicente com o coração agradecido a Deus pois o ano passado nem isso nos foi permitido desta maneira como já estamos fazendo sinal que as coisa estão melhorando e devagarinho vamos retomando nosso lugarzinho com certeza melhores que antes , celebrando esta festa de  São Vicente  também neste ano tão especial dedicado a São José,  esposo da Virgem Maria, qual nos ensina também assim como São Vicente a sermos mansos e humildes de coração a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo e também devido a pandemia algumas coisa foi mudada e acrescentada a nível de Igreja, por isso também neste ano tivemos a oportunidade de celebrar a Festa de São Vicente, contando com a presença de nossos Seminaristas lotados na inicial da caminhada do propedêutico, falo isso porque São Vicente foi àquele que dedicou a causa dos pobres e se preocupou da formação do Sacerdote e do Clero, para dizer que não somente do pão material vive o homem, mas também da palavra que procede da boca de Deus”. 

Após a celebração, tivemos os agradecimentos a todos presentes, a divulgação da nova coordenação da comunidade, apresentação de duas crianças na comunidade e o sorteio de um liquidificador.

Texto: Zenilda Carvalho/Pascom Brumado

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: