X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

(77) 99823-5791

(77) 3441-6140

contato@radionovavidafm.com.br

Ouça a Rádio
TLM Personalização
Selma Ribeiro Assessoria em Mídias
Etec
Elite

Programa Ambiente Em Mente recebe Dinho Athayde

Postado por Jailton Neri dia em Notícias

Programa Ambiente Em Mente recebe Dinho AthaydeFoto: Redação Nova Vida-Da esquerda para direita: Jorge Valério Gomes, Dinho Athayde, Capitão Henrique e José Roberto
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Aproveitando a visita do Músico, Compositor e Cantor Dinho Athayde à Cidade de Brumado, para rever parentes, amigos e também fazer apresentações, a Equipe do Ambiente em Mente o convidou para uma entrevista no programa do último dia 17 de fevereiro, relacionando a sua música com o meio ambiente, a água e a Caatinga.

Nascido na Cidade de Brumado e filho de família oriunda da Fazenda Esconso, Dinho Athayde aos 15 anos iniciou uma militância poética, divulgando seus poemas em feiras de artes. Aos 16 adquiriu seu primeiro violão, iniciando a sua união com a música, a exemplo do seu Pai Alvino José Gomes, que tocava sanfona de oito baixos. Suas influências musicais foram obtidas ainda criança, quando ouvia os grandes nomes da música popular, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e João do Vale.

Aos 18 anos, Dinho participou pela primeira vez de um festival de música, no qual obteve o terceiro lugar com “Beija-Flor da Mata Virgem”. Posteriormente, participou de outros festivais não só na Bahia, como em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, nos quais conseguiu dezoito premiações entre o primeiro, segundo e terceiro lugar.

No Rio de Janeiro, onde reside atualmente, estudou música e conheceu grandes compositores, dentre os quais Augusto Jatobá e Eduardo Boaventura que se tornaram seus parceiros.

Em 1998 gravou o seu primeiro álbum, “Espelho D’Alma”. Em 2000, “Busca”. Em 2001, “O Pequeno Grande Encontro”, em parceria com Eduardo Boaventura e Maria Olívia. Em 2011, “Coletânea”, com as suas quinze músicas mais conhecidas. Atualmente, Dinho prepara um álbum conceitual em parceria com Augusto Jatobá, intitulado “Tempos das Águas” e que aborda os temas água, homem e meio ambiente.

Durante a entrevista, Dinho Athayde disse que não há política ambiental nas esferas de poder para coibir as degradações e conservar o meio ambiente. Lamentou não conseguir ouvir mais o canto das aves da Caatinga como antes. Manifestou a sua intenção em participar do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018, que será realizado em Brasília, de 17 a 22 de março deste ano e discutirá a água como direito. Por fim, comparou a sua geração que era ávida por conhecimento, com a atual que tem muitas oportunidades para obtê-lo, graças às mais modernas tecnologias, mas não as aproveita como poderia.

Texto: Jorge Valério Gomes

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: