X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

(77) 3441-6140

contato@radionovavidafm.com.br

Ouça a Rádio
TLM Personalização
Selma Ribeiro Assessoria em Mídias
Etec
Elite

ATER Bahia Produtiva do CEDASB realiza intercâmbio com agricultoras e agricultores criadores de caprinos e ovinos em área experimental da UESB

Postado por Jailton Neri dia em Notícias

ATER Bahia Produtiva do CEDASB realiza intercâmbio com agricultoras e agricultores criadores de caprinos e ovinos em área experimental da UESBFoto: Leandra Pereira e Milena Mendes
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Aconteceu no último dia 22 de fevereiro na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Vitória da Conquista, intercâmbio com agricultoras e agricultores inseridos no Projeto de ATER Bahia Produtiva. A atividade é fruto de exitosa parceria entre o CEDASB e Programa de apoio à Caprinovinocultura do Sudoeste da Bahia (Procriar), da UESB, coordenado pelo Professor Dr. Jurandir Ferreira da Cruz.

Participaram da atividade criadores das comunidades de Estreito e Lameiro dos municípios de Caetanos e Mirante, respectivamente, que estão recebendo assistência técnica do Projeto Bahia Produtiva por meio do CEDASB. As agricultoras e agricultores foram apresentados ao Projeto Procriar pelo Prof. Jurandir, que apresentou os estudantes e demais profissionais que atuam no Projeto e falou da contribuição do mesmo para o melhoramento genético do rebanho em vários municípios da região, por onde o Projeto já teve atuação. Destacou a importância de se adotar o manejo como estratégia preventiva para ter um animal saudável. Além disso, falou das diversas possibilidades que os produtos da cadeia possuem para acessarem o mercado.

Os presentes foram conduzidos pelas instalações da área experimental de caprinos e ovinos da UESB para conhecerem o funcionamento do Procriar. O Agrônomo do SENAR, Fábio Martins, apresentou técnicas de manejo alimentar que vão desde a produção até a armazenagem. A Médica Veterinária, Vanessa Mottin, falou sobre sanidade animal, fazendo uma demonstração do método FAMACHA como estratégia auxiliar para vermifugação dos animais.

A atividade contou ainda com a apresentação de animais do Projeto que serão comercializados via leilão e de ovinos da raça Santa Inês e Dooper trazidos pelo criador Esdras Braga de Oliveira, que, juntamente com o Prof. Jurandir, discutiram sobre métodos de seleção dos animais para melhoramento genético. Esdras trouxe ainda sua experiência no que se refere ao acesso ao mercado e falou da possibilidade de parcerias com os criadores presentes.

A troca de experiências possibilitou aos criadores o acesso a informações e orientações técnicas desde que foram desde a alimentação do animal até a comercialização. Foi um dia significativo para esses agricultores que vieram de longe para essa troca tão grandiosa com o Prof. Jurandir e demais parceiros presentes. Um momento de divulgar e compartilhar os conhecimentos e trabalhos produzidos na Universidade e nas comunidades.

A equipe técnica de ATER Bahia Produtiva do CEDASB vem buscando parcerias como essa com a UESB, pois acredita que elas contribuem de forma significativa para o fortalecimento dessa cadeia produtiva que é de fundamental importância para a economia da região e, consequentemente, importante fonte de renda para as famílias agricultoras.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, executado pelo CEDASB, a partir de Acordo de Empréstimo firmado entre o Estado e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial).

Texto: Leandra Pereira e Milena Mendes

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: